# 19 – ENTREVISTA |Sylmara Matos

Confira entrevista com Sylmara Matos (São Paulo, SP | Brasil)!

6 - 568A1142CT: Porque começou a dançar? O que te levou a procurar esta arte?
SM: Comecei  os estudos no inicio do ano de 2006 com dança do ventre, começou por hobby, tinha descoberto uma atividade que gostava, e com o passar do tempo fui me interessando mais, pesquisando sobre muitas particularidades da dança e tive apoio e incentivo da minha prof Marron Araujo. E em 2009 descobri o estilo tribal através de dvd’s do Bellydance Superstars, e a primeira vez que assisti uma apresentação de dança tribal através de vídeos, senti um encantamento, era tão diferente, lindo, eclético, elegante,algo tão diferente do que eu já pudesse conhecer e chamou minha atenção de um jeito que logo fui buscar onde praticar esse estilo. Demorei para achar e quando achei foi maravilhoso. Senti que era aquilo que eu queria dançar, que queria fazer, que queria aprender.

CT: Desde qual ano você se dedica aos estudos no Tribal e em qual ano se tornou 2 - 568A1000professor (a)?
SM: Desde 2009 através de vídeos, a partir de 05/2011 passei a ter aulas regulares de ATS® e Tribal Fusion com Rebeca Pineiro e muitos outros works e aulas com outros professores nacionais e internacionais do estilo, e passei a dar aulas de ATS® em 2015 ano que fiz os cursos de formação do ATS®.

4 - 568A1125CT: Com quais modalidades de dança você trabalha atualmente?
SM: Estou focada no estilo tribal americano®.

CT: Em quais escolas você ministra aulas?
SM: Estou dando aulas no local Plêiades Terapias Integrativas

https://www.facebook.com/pleiadesterapiasintegrativas/

https://www.facebook.com/sylmaramatos/

Contatos: (11) 99620-0639 ou (11) 99311-0291

CT: O que a sua carreira representa em sua vida?
SM:
Ser uma contribuição na vida de outra pessoa é sempre muito gratificante, manter esse envolvimento é uma grande forma de crescimento pessoal e isso é o maior motivador para continuar com as aulas.

CT: Como sente o crescimento da cena Tribal? O que mudou, melhorou ou piorou? 3 - 568A0990
SM: A cena Tribal no Brasil cresce a cada dia e isso é muito positivo, pois, ainda é uma modalidade de  dança pouco conhecida ao público em geral.

CT: Onde deseja chegar como professor (a) do estilo?
SM:
Não tenho nenhum ponto de vista definido onde quero chegar, porém, eu estou disposta e escolho continuar a pesquisar, a estudar, aprimorar minha técnica,  divulgar, propagar, promover, ensinar, apresentar o estilo tribal, é uma forma de contribuir e expandir essa conectividade que a dança é, e ser também uma referência.

CT: Qual a principal transformação que sente em seus alunos ao aprenderem o Tribal?
SM: Aprendem a confiar que eles podem e se desprendem de obstáculos e deixam fluir.

CT: O que é Tribal LifeStyle para você?
SM: É ser quem você é, aceitar que cada um é único e todos podem ser uma forma de contribuição para o mundo, seja através da arte ou qualquer outra atividade que possa inspirar as pessoas.

1 - ShambalahTribal_MercadoMistico-09-03-19_143CT: Quantas edições do Festival Campo das Tribos ou Congresso Tribal você já participou?
SM:
Conheci o Festival Campo das Tribos desde a 3° edição como espectadora e participei nas posteriores edições com alguns solos e com o grupo Campo das Tribos da prof Rebeca. E o congresso participei da edição passada, edição especial de 10 anos de evento e na edição deste ano 2019, vou participar junto de minha partner Níjme com a nossa dupla Shambalah Tribal com workshop e apresentação no show de gala.

CT: Conte um pouco da sua experiência nas produções Campo das Tribos e o que elas transformaram em sua carreira e na cena Tribal da América do Sul.
SM:
Essas produções foram realmente muito importantes, pois, foi um divisor de águas, e realmente era o tipo de espaço, de dança que queria vivenciar, conheci muitas pessoas queridas, muitas trocas de idéias, informações. E certamente o evento cresceu e continua agregando para a cena no Brasil como referência e forma de estudar com muitos professores e ter acesso a diversas técnicas e aprendizados.

5 - 568A1004CT: Deixe um recado, uma dica ou um pensamento para os alunos do Congresso Tribal e amantes do estilo.
SM: Se permita acessar a energia que a dança traz. Se permita fazer algo que realmente goste abrindo mão do espaço de julgamentos, e sendo você!.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s