Os Símbolos para o 5º Congresso Tribal

Salve Tribal Dancer, tudo bem?

Meu nome é Daniela, sou responsável, junto a beca, pela identidade visual do Congresso Tribal.

Vim rapidinho trocar uma ideia sobre o conceitos de identidade visual da 5ª Edição do Congresso, onde trazemos um pentagrama em nosso material de comunicação.

Por ser um símbolo presente em diversas culturas e crenças com diversos significados atribuídos, achei legal trazer a essência do seu uso no 5º Congresso.

Por que escolhemos o Pentagrama ou Pentáculo?

O processo de criação de artes do Congresso envolve muita pesquisa, muitos descartes de ideias legais, mais descartes ainda de ideias ruins, muitas risadas, horas de conversas, testes, rascunhos, rabiscos e, sobretudo, um carinho imenso da nossa parte (minha e da Beca) em apresentar algo que você curta e que ilustre a energia que rola no evento.

Essa é a 5ª Edição do Congresso. O número 5 foi o maior responsável pela ideia inicial do uso Pentagrama no material.

A pesquisa começou bem e nos deparamos com um significado muito especial atribuído ao símbolo: O Espírito, a Quintessência, o Princípio Vital.

A partir daí, tudo o que vimos a respeito do Pentagrama representando os 4 Elementos + o Espirito foi, cada vez mais, sintetizando a história do Congresso e o 5º ano que está por vir.

Na Edição passada, o 4º Congresso trouxe os 4 Elementos representados por símbolos triangulares. Assim como o pentagrama, os 4 Elementos também são vastamente mencionados em diversas culturas e crenças, com diversas características atribuídas.

Desenhando os 4 Elementos do 4º Congresso
Desenho da estrela para o pentagrama do 5º Congresso

Quando a pele se torna uma janela da alma!

Uma galera tatuou os símbolos dos 4 Elementos durante o Congresso. Outra galera tatuou um pássaro com símbolo do infinito em volta, referenciando o apelido que a beca botou ni noix, além é claro, de outros significados, como por exemplo a sensação de liberdade que sentimos ao dançar. Ah, teve também tattoo do logo do Congresso ♥!

Olha o tamanho da responsa!  A cena é incrível, a galera sente o que é real e verdadeiro e imprime esse amor em forma de tattoo. Foda demais!

Eis que chegamos na seguinte vibe para ilustrar a 5ª edição: O pentagrama de luz, sintetizando a energia dos quatro elementos equilibrados pelo espirito. A evolução de cada participante é a essência do Congresso Tribal. A sua evolução é o espírito do Congresso. Invoque sua evolução!

Vale salientar que o Congresso Tribal é um evento que visa reunir as melhores energias e disseminar o amor. Não fazemos apologias a crenças ou religiões. Respeitamos sua fé, seu sentir, seu rezar, seu orar… Respeitamos você, sua individualidade, sua forma de agir, de ser, de amar e de transmitir.

Bom, falei, falei, falei mas não expliquei em detalhes sobre os significados do pentagrama…  E nem vou! =P

Seria de uma ousadia tremenda tentar reunir aqui tudo que existe a respeito. Deixo a você o convite para buscar mais sobre os significados desse e de outros símbolos.

Abaixo, trecho da Wikipedia sobre o Pentagrama.

Originalmente símbolo da deusa romana Vênus, foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita. Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na magia cerimonial pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.

O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, pois é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentagrama maior, e assim sucessivamente.

Possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que expressa a união dos desiguais. Representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino,o 3, e o feminino, o 2, simbolizando ainda, dessa forma, o andrógino.

Alguns links de referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_elementos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pentagrama

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pent%C3%A1culo

https://www.significados.com.br/pentagrama/

http://www.ocultura.org.br/index.php/Pentagramahttps://www.wemystic.com.br/artigos/pentagrama-significado-mistico/

http://www.ocultura.org.br/index.php/Pentagramahttps://www.wemystic.com.br/artigos/pentagrama-significado-mistico/

https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/o-papel-dos-quatro-elementos-na-alquimiahttps://voluntadeser.tumblr.com/post/133676889613/decodificando-la-realidad-i

Os quatro elementos: características e combinações

Curtiu? Vá além! Os links que deixei acima são uma pequena parte, beeem pequena mesmo, do que encontrei navegando nessa internetona em busca dos significados do pentagrama. Muitos links que vi na hora não salvei, sry. Se você buscar mais, achar algo mto top ou até já tiver material legal sobre o assunto, por favor, fique a vontade para comentar e fortalecer com a gente!

Caso você ainda não tenha feito sua inscrição no 5º Congresso, vou te falar que chegou a hora, viu… Aproveite e faça agora clicando aqui! Parcele em mais vezes que fica mais gostoso! 😉

Obrigada por ler, espero que você tenha curtido o tema e que você esteja saindo daqui com sede de mais pesquisas e mais saber.

Beijos, que o brilho esteja com você!

Equipe Congresso Tribal – Daniela Pinheiro

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s