Taiko no 2º Congresso Tribal

Um momento muito especial dentro do 2º Congresso Tribal! Teremos a participação especial do grupo Himawari Taiko no show de gala, dia 30/04 às 19hs. Conheça um pouco mais desta linda arte.

POR FELIPE HIGA e CAROLINE NAKAO

HISTÓRICO

A história do taiko é milenar. Dizem os contos que fora usado para fazer contato com deuses, por isso está nas tradições religiosas mais antigas. Também foi usado em guerras por samurais para coordenar e estimular seus exércitos, e por isso virou símbolo da história do Japão como um todo. Ao longo dos anos, o taiko evoluiu como instrumento musical e se tornou um espetáculo a parte, não só como instrumento de percussão de acompanhamento, mas se tornando uma orquestra completa que explora todas as nuances melódicas japonesas tradicionais.

Com dezessete anos de existência, o grupo Himawari Taiko vem atuando como um grande expoente da cultura japonesa no Brasil. Iniciado a partir de um grupo de amigos nikkeis de São Paulo inspirados pelas batidas contagiantes do tradicional tambor japonês, o grupo agrega características que vão desde a união até a formação de valores individuais de seus tocadores.

A motivação para manter o grupo vem da amizade de nossos membros, qualidade valorizada e perpetuada. Sua formação se deu a partir desse sentimento compartilhado, dessa colaboração mútua na qual a essência do grupo é parte de cada um dos tocadores. Esse sentimento se reflete na vibração de cada batida, que carrega tanto a paixão por essa arte quanto a tradição milenar por trás dela.

Hoje, com a maturidade adquirida pelos anos de experiência, o grupo busca a evolução dos novos tocadores e o aprimoramento constante na técnica através de novas músicas. Uma característica que se destaca é a performance de palco mais contemporânea, influenciada por grupos do Japão na linha “Kawasuji Daiko”. Apesar do treinamento tradicional de taiko, o estilo reúne características de um espetáculo, agradando aos mais diversos públicos.

A motivação é seguir disseminando a cultura japonesa ao atuar dentro da diversidade encontrada no Brasil.

REDES SOCIAIS
E-mail para contato: himawaritk@gmail.com
Facebook: facebook.com/himawari.taiko
Instagram: @himawaritaiko

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s