FUSÃO – O ato ou efeito de fundir-se

POR MARCELO JUSTINO

5 - MARCELO-170916-013Nos  últimos anos fui chamado para ser jurado de tribal e fusões e me deparei com alguns erros de entendimento referente a essa linha.Nos  últimos anos fui chamado para ser jurado de tribal e fusões e me deparei com alguns erros de entendimento referente a essa linha.Como a própria definição da palavra  fusão já diz, fusão é o ato  de fundir ,de misturar , mas na prática isso ainda se torna um pouco confuso para várias pessoas.

2 - 072_ (18)Para o meu trabalho  defini três linhas básicas para poder direcionar a fusão.
1- Preciso ter movimentos puros da dança que tenho como base,  seja o ATS® ou o Bellydance.
2- Preciso ter movimentos puros da dança a qual irei fusionar ( jazz, danças brasileiras, clássico, ritmos caribenhos, etc.).
3- Preciso ter movimentos fusionados do meu estilo base com o estilo escolhido para fusionar. Partindo desse princípio ficará mais fácil para direcionar todo trabalho coreográfico.

Ainda dentro dos equívocos, me deparei com pessoas que achavam que o simples fato de usar um figurino e uma música ligado ao estilo  escolhido para fusionar já fazia do seu trabalho uma fusão.Além desses 3 pontos básicos para criação coreográfica temos outros 2 pontos bem importantes. Primeiro  escolha uma música do estilo a qual irá fusionar  e não do estilo que tenha como base, isso te ajudará a fugir dos padrões tradicionais corporais provavelmente já bem incutidos em seu corpo. Segundo, tente fazer também uma fusão em seu figurino, misturando itens e referências dos 2 estilos, isso deixará seu trabalho mais rico.
3 - DSC03548Não precisamos ser um expert no estilo que queremos fusionar, mas precisamos sim ter o mínimo de entendimento e estudo para evitarmos erros crassos culturais. Você pode fazer algumas aulas para conhecer pelo menos a base do estilo e muita pesquisa bibliográfica  e áudio visual, isso com certeza te enriquecerá muito e te dará ferramentas para sua fusão. Assim seu trabalho ficará totalmente fusionado, música, técnica , figurino e aos olhos do público terá uma riqueza de informações.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s