#3 – ENTREVISTA | Aline Muhana

Entrevista Exclusiva de Aline Muhana (Rio de Janeiro, RJ | Brasil) para o Congresso Tribal! Aline é parceira Campo das Tribos desde 2010!

WhatsApp Image 2019-03-15 at 13.08.41CT: Porque começou a dançar? O que te levou a procurar esta arte?
AM: Comecei a fazer aulas de dança do ventre em 2007, como um passatempo, de forma bem descompromissada. Mal sabia que teria um papel tão importante na minha vida!

CT: Desde qual ano você se dedica aos estudos no Tribal e em qual ano se tornou professor (a)?
AM: Comecei a estudar Tribal fusion paralelamente à dança do ventre em 2007. Em 2009 entrava em sala de aula pela primeira vez como professora.

CT: Com quais modalidades de dança você trabalha atualmente?
AM: Me dedico ao American Tribal Style® (Sou sister studio FCBD® desde 2012) e ao Tribal Fusion (ministrando aulas desde 2009). Tive oportunidade de estudar com muitas profissionais maravilhosas e continuo a me aperfeiçoar com muitas delas! Conheça mais sobre o meu trabalho na minha página pessoal www.facebook.com/AlineMuhana

IMG_0175CT: Em quais escolas você ministra aulas?
AM: Dou aulas no espaço Tsara (https://www.espacotsara.com/) no Largo do Machado e no Espaço Étnico de Danças (https://www.facebook.com/espacoetnicodedancas/) em Irajá, semanalmente, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

CT: O que a sua carreira representa em sua vida?
AM: É  a celebração da minha criatividade, dedicação, e comprometimento com o que me completa e me faz feliz. Minha trajetória é fruto das minhas experiências e escolhas e sou muito grata por tudo que vivenciei e conquistei até aqui.

CT: Como sente o crescimento da cena Tribal? O que mudou, melhorou ou piorou?IMG_4267-166
AM: A cena tribal vem crescendo e expandindo de maneira irregular nos últimos anos, provavelmente resultado das mudanças econômicas e sociais da nossa sociedade. Desde que comecei a acompanhar a comunidade tribal brasileira há 10 anos pude testemunhar a formação de novos profissionais, aposentadoria de outros e a continuidade e crescimento de muitos. Acredito que temos um ambiente muito mais diversificado do que no início e a maturidade profissional dos primeiros artistas está criando alicerces importantes para a continuidade e desenvolvimento do estilo.

IMG_4470-6

CT: Onde deseja chegar como professor (a) do estilo?
AM: Espero que meu trabalho como professora traga desenvolvimento e aperfeiçoamento não só na dança, mas na vida das minhas alunas. Espero continuar a contribuir para o surgimento de profissionais responsáveis e pessoas mais acolhedoras, conscientes de suas habilidades e da possibilidade de se melhorarem sempre.

CT: Qual a principal transformação que sente em seus alunos ao aprenderem o1 Aline Muhana (14) Tribal?
AM: A capacidade de empatia e da consciência de coletividade, ao mesmo tempo que encontram sua força pessoal e confiança nas suas habilidades!

CT: O que é Tribal LifeStyle para você?
AM: Consciência do coletivo, sem esquecer de suas potencialidades pessoais.

CT: Quantas edições do Festival Campo das Tribos ou Congresso Tribal você já participou?
AM: Participo anualmente desde 2010! A única edição que não participei foi a de 2013.

CT: Conte um pouco da sua experiência nas produções Campo das Tribos e o que elas transformaram em sua carreira e na cena Tribal da América do Sul.
AM: É  o meu compromisso anual e já está na minha agenda antes mesmo de anunciarem a próxima edição! Momento de rever as amigas de longa data e as mais novas também e de troca intensa e importante com membros ativos da nossa comunidade. Considero de extrema importância a existência e a participação dos profissionais e alunas no congresso por conta da experiência adquirida e dessa sensação de pertencimento a algo muito maior. Profissionalmente considero muito importante pelos contatos, divulgação, troca de experiência e a possibilidade de formação de parcerias produtivas.

WhatsApp Image 2019-03-15 at 13.12.19CT: Deixe um recado, uma dica ou um pensamento para os alunos do Congresso Tribal e amantes do estilo.
AM: Vou parafrasear uma ex-aluna muito querida: Aconteça o que acontecer continue estudando! Independente da sua condição financeira ou social, invista em você. No seu conhecimento, nas suas capacidades, no que te nutre e transforma. O Congresso é uma excelente oportunidade disso, expandir seus horizontes, conhecer novas possibilidades e encontrar pessoas que compartilham dos seus interesses e que estão interessadas em te ver crescer! Aproveite bastante e nos vemos lá!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s